Impacto do Carvedilol sobre o Dano Mitocondrial Induzido por Hipoxantina/Xantina Oxidase - Que Papel na Isquemia e Reperfusão do Miocárdio?

Objectivo: Os efeitos cardioprotectores do carvedilol (CV) poderão ser explicados, em parte, por interacções ao nível da mitocôndria cardíaca. O objectivo deste trabalho visou o estudo do efeito protector do CV em mitocôndrias cardíacas durante danos oxidativos induzidos por hipoxantina e xantina ox...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Paulo J. (author)
Other Authors: Rolo, Anabela P. (author), Monteiro, Pedro (author), Gonçalves, Lino (author), Palmeira, Carlos M. (author), Moreno, António J. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2002
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10316/11861
Country:Portugal
Oai:oai:estudogeral.sib.uc.pt:10316/11861
Description
Summary:Objectivo: Os efeitos cardioprotectores do carvedilol (CV) poderão ser explicados, em parte, por interacções ao nível da mitocôndria cardíaca. O objectivo deste trabalho visou o estudo do efeito protector do CV em mitocôndrias cardíacas durante danos oxidativos induzidos por hipoxantina e xantina oxidase (HX/XO), uma conhecida fonte de estresse oxidativo no sistema cardiovascular. Métodos: As mitocôndrias foram isoladas a partir de corações de ratos Wistar (n=8) e incubadas com o par HX/XO, na presença e na ausência de cálcio. Vários métodos foram utilizados de modo a verificar a acção protectora do CV: avaliação das alterações de volume mitocondrial (variação da densidade óptica da suspensão mitocondrial), tomada e libertação de cálcio mitocondrial (com uma sonda fluorescente, Calcium Green-5N) e respiração mitocondrial (com um eléctrodo de oxigénio). Resultados: O CV reduziu os danos mitocondriais associados à produção de espécies reactivas de oxigénio (ERO) pelos prooxidantes, como verificado pela redução no entumescimento mitocondrial e aumento da capacidade de retenção do cálcio pela mitocôndria. O CV melhorou ainda a capacidade respiratória mitocondrial associada ao estado fosforilativo e aumentou o índice de controlo respiratório (p<0.05) e o quociente ADP/O (p<0.001) das mitocôndrias cardíacas sob estresse oxidativo induzido por HX/XO. Conclusões: Os dados indicam que o CV protegeu parcialmente a mitocôndria cardíaca de danos oxidativos induzidos por HX/XO, o que poderá ser de grande utilidade em situações de isquémiareperfusão do miocárdio. Os resultados também sugerem que a mitocôndria poderá ser um alvo prioritário para a acção benéfica de alguns fármacos cardioprotectores.