Disfunção Miocárdica por Défice de Vitamina D

O défice de vitamina D manifesta-se geralmente por alterações na mineralização óssea. No entanto, este défice pode associar-se a outras alterações, como a insuficiência cardíaca. É apresentado o caso clínico de uma lactente com 3 meses de vida admitida na unidade de cuidados intensivos pediátricos c...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Moniz, Marta (author)
Other Authors: Rebelo, Mónica (author), Mascarenhas, Maria Inês (author), Nunes, Pedro (author), Abadesso, Clara (author), Loureiro, Helena (author), Almeida, Helena (author)
Format: article
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.25754/pjp.2016.9348
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9348
Description
Summary:O défice de vitamina D manifesta-se geralmente por alterações na mineralização óssea. No entanto, este défice pode associar-se a outras alterações, como a insuficiência cardíaca. É apresentado o caso clínico de uma lactente com 3 meses de vida admitida na unidade de cuidados intensivos pediátricos com sinais de instabilidade hemodinâmica e necessidade de suporte ventilatório e inotrópico. A avaliação laboratorial inicial revelou uma hipocalcemia grave refratária à terapêutica instituída. O ecocardiograma foi sugestivo de insuficiência cardíaca. A investigação etiológica revelou um défice grave de vitamina D. O défice de vitamina D é um problema cada vez mais frequente nos dias de hoje. Perante uma hipocalcemia grave deve-se suspeitar desta deficiência.