Nova emigração portuguesa: perfis, integração e expetativas

Este texto apresenta os principais resultados de um projeto de investigação, intitulado Regresso ao Futuro: a Nova Emigração e a Relação com a Sociedade Portuguesa (REMIGR), financiado pela FCT, que decorreu entre 2013 e 2015. O principal objetivo do projeto foi compreender a dimensão e característi...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Peixoto, J. (author)
Other Authors: Oliveira, I. (author), Azevedo, J. (author), Marques, J. C. (author), Gois, P. (author), Malheiros, J. (author), Madeira, P. (author), Candeias, P. (author), Ferreira, B. (author), Schiltz, A. (author), Ferro, A. (author), Santana, E. (author)
Format: bookPart
Language:por
Published: 2022
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10071/26288
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26288
Description
Summary:Este texto apresenta os principais resultados de um projeto de investigação, intitulado Regresso ao Futuro: a Nova Emigração e a Relação com a Sociedade Portuguesa (REMIGR), financiado pela FCT, que decorreu entre 2013 e 2015. O principal objetivo do projeto foi compreender a dimensão e características dos novos movimentos de emigração portuguesa, destacando, em especial, as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. Baseado numa estratégia metodológica mista, o estudo incluiu a recolha de estatísticas nacionais e internacionais, inquérito por questionário online e em papel, complementado por um conjunto de entrevistas a especialistas e representantes institucionais. Os países de destino escolhidos foram Reino Unido, França e Luxemburgo, na União Europeia, e Angola, Moçambique e Brasil, fora da Europa.