A sequência estratigráfica da Lapa dos Coelhos: funcionalidade e subsistência ao longo do Plistocénico Superior no sopé na Serra de Aire (Portugal)

Os trabalhos arqueológicos, empreendidos entre 1997 e 2010, nesta pequena cavidade do sistema cársico do rio Almonda (Torres Novas, Portugal), permitiram identificar a ocupação humana intermitente da cavidade durante o pleistocénico superior. Durante o Magdalenense o local terá funcionado como acamp...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gameiro, Cristina (author)
Outros Autores: Davis, Simon (author), Almeida, Francisco (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10451/30476
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/30476
Descrição
Resumo:Os trabalhos arqueológicos, empreendidos entre 1997 e 2010, nesta pequena cavidade do sistema cársico do rio Almonda (Torres Novas, Portugal), permitiram identificar a ocupação humana intermitente da cavidade durante o pleistocénico superior. Durante o Magdalenense o local terá funcionado como acampamento temporário especializado, provavelmente relacionado com apoio a actividades cinegéticas. A recolha de um fragmento de folha de loureiro documenta a ocupação humana do local durante o Solutrense. Os materiais líticos atribuíveis ao Moustierense, podem corresponder a escorrências provenientes de outras galerias, do mesmo sistema cársico. O estudo da fauna permitiu concluir que durante os períodos mais antigos o sítio serviu, igualmente, como covil de hiena e constatar o aumento de consumo de animais de pequeno porte, sobretudo coelho, durante o Tardiglaciar.