Desenvolvimento e análise de estabilidade de um gel anti-idade com extracto hidroalcoólico de Salvia officinalis

O desenvolvimento de cosméticos com produtos naturais aumentou, mas há que considerar sua eficácia. Os testes de estabilidade pretendem avaliar dados da qualidade do produto quando exposto a variáveis:temperatura, luz, etc. São dados importantes para definir prazos de validade, segurança, atendendo...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Favero, Yonah (author)
Outros Autores: Silva, Laryssa da (author), Almeida, Daiana (author), Pereira, Olívia R. (author), Sousa, Maria João (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/21279
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21279
Descrição
Resumo:O desenvolvimento de cosméticos com produtos naturais aumentou, mas há que considerar sua eficácia. Os testes de estabilidade pretendem avaliar dados da qualidade do produto quando exposto a variáveis:temperatura, luz, etc. São dados importantes para definir prazos de validade, segurança, atendendo à norma ISO22716. Salvia officinalis pertence à família Lamiaceae, é uma planta com propriedades medicinais, como, anti-inflamatória. Objetivos:Formulação de gel de carbopol anti-idade com extratos de Salvia officinalis como princípio ativo e conservante. Métodos:Extraiu-se o óleo essencial por arrastamento de vapor, obteve-se o rendimento. Preparou-se o gel com extrato hidroalcoólico nas concentrações:1,25;2,5 e 5%. Testes para avaliar o produto:ciclos de luz, ciclos de congelamento/descongelamento, centrifugação e vórtex, temperatura, determinação do pH, análises microbiológicas e teste HET-CAM. Resultados:O pH mostrou alterações, mas nos limites adequados à pele. O gel com extrato apresentou coloração verde que se intensificou com o aumento da concentração. No ciclo de congelamento/descongelamento, o aspecto não apresentou alterações. No ciclo de luz, a formulação perdeu parte da cor verde, devido à luz. Os outros ensaios não tiveram alterações. Ensaios microbiológicos mostraram que os óleos essenciais têm um efeito moderado, nestas concentrações. Em HET-CAM, apresentaram resultado negativo.