Pneumatosis Cystoides Intestinalis

Apresenta-se o caso clínico de uma doente com antecedentes de ulcera péptica que recorreu ao Serviço de Urgência por dor abdominal, constatando-se a presença de pneumoperitoneu livre na radiografia abdominal simples. Submetida a laparotomia exploradora, foram encontradas lesões císticas da parede il...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soares,Paulo (author)
Outros Autores: Canha,António (author), Peña,Jesus de la (author), Paiva,António (author), Pombinho,Maria Dores (author), Polónia,António José (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2005
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000200002
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S0871-34132005000200002
Descrição
Resumo:Apresenta-se o caso clínico de uma doente com antecedentes de ulcera péptica que recorreu ao Serviço de Urgência por dor abdominal, constatando-se a presença de pneumoperitoneu livre na radiografia abdominal simples. Submetida a laparotomia exploradora, foram encontradas lesões císticas da parede ileal e efectuada enterectomia segmentar A pneumatosis cystoides intestinalis é uma situação clínica rara com formas de apresentação variáveis, em que existem colecções císticas gasosas na parede do tracto gastrointestinal e cuja rotura em cavidade livre resulta num pneumoperitoneu, determinando dilemas ao cirurgião. Existem uma forma idiopática e secundária. O exame diagnóstico de maior especificidade é a Tomografia Axial Computorizada, embora a radiografia abdominal e toráccica e a ecografia possam contribuir para o seu diagnóstico. A laparotomia exploradora desempenha frequentemente um papel diagnóstico e terapêutico. A terapêutica com o aumento da pressão parcial de oxigénio quer por oxigenoterapia ou oxigénio hiperbárico é suficiente nas formas mais leves. Em conclusão, a pneumatosis é um sinal clínico ou doença rara que representa um importante problema no diagnóstico diferencial das dores abdominais, na estratégica terapêutica e na identificação da causa primária.