Geocronologia, geoquímica isotópica e petrogénese de granitóides terciários do leste do Irão

Os granitóides sub-vulcânicos da zona de Chah-Shaljami fazem parte da faixa vulcânico-plutónica cenozóica do Bloco de Lut (Irão central-oriental). Tratam-se de quartzo-monzonitos, granodioritos e monzodioritos que, de acordo com a geoquímica de elementos maiores e vestigiais, são co-genéticos e têm...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Arjmandzadeh, R. (author)
Other Authors: Santos, J.F. (author), Medina, J.M. (author), Ribeiro, S. (author), Karimpour, M.H. (author), Mazaheri, S.A. (author), Homam, S.M. (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10773/9010
Country:Portugal
Oai:oai:ria.ua.pt:10773/9010
Description
Summary:Os granitóides sub-vulcânicos da zona de Chah-Shaljami fazem parte da faixa vulcânico-plutónica cenozóica do Bloco de Lut (Irão central-oriental). Tratam-se de quartzo-monzonitos, granodioritos e monzodioritos que, de acordo com a geoquímica de elementos maiores e vestigiais, são co-genéticos e têm características de rochas calco-alcalinas ricas de potássio a shoshoníticas, de ambiente de arco vulcânico. Numa amostra de quartzo-monzonito foi obtida uma idade Rb-Sr (rocha total - minerais) de 33.6±1 Ma; visto que esta amostra está praticamente livre de efeitos de alteração e que o arrefecimento foi provavelmente rápido, a idade de ~34 Ma deve corresponder à instalação magmática. Excepto em duas amostras, os valores iniciais de 87Sr/86Sr e εNd nos granitóides estudados estão concentrados nos intervalos de 0.7047 a 0.7051 e de +1.9 a +2.7, respectivamente, o que é consistente com uma fonte em cunha mantélica supra-subducção e indica que não houve contribuição crustal significativa na diversificação magmática; contudo, uma amostra tem (87Sr/86Sr)i superior e εNdt inferior, revelando que, ocasionalmente, a assimilação de rochas crustais também contribuiu para a variação geoquímica; uma outra amostra, fortemente afectada por alteração hidrotermal, afasta-se do grupo principal somente pelo relativamente elevado valor de (87Sr/86Sr)i, sugerindo que o processo hidrotermal envolveu fluidos crustais.