Avaliação do gasto energético em amputados de membro inferior utilizando o Six-Minute Walk Test

Objetivos do estudo - Impacto na marcha de: características individuais, hábitos e fatores comportamentais, quadro clínico, componentes protésicos. Conclusões do estudo - Foi possível observar a influência de vários fatores na capacidade de deambulação e no consumo energético durante a marcha: idade...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Bruna (author)
Outros Autores: Tremoço, Elsa (author), Bernardino, José (author), Mendão, Paulo (author), Manuel, Ricardo (author), Briôa, Mário (author), Matos, José Pedro (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.21/6362
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6362
Descrição
Resumo:Objetivos do estudo - Impacto na marcha de: características individuais, hábitos e fatores comportamentais, quadro clínico, componentes protésicos. Conclusões do estudo - Foi possível observar a influência de vários fatores na capacidade de deambulação e no consumo energético durante a marcha: idade correlaciona-se com a distância percorrida, velocidade de marcha, VO2 máx. e presença de dor; IMC correlaciona-se com o VO2 máx.; nível de atividade correlaciona-se com a distância percorrida, velocidade de marcha, VO2 máx. e perceção de esforço. Vários fatores, relacionados com a amputação ou não mostram influenciar a capacidade de deambulação pelo que não devem ser tidos em conta separadamente. Aquisição de conhecimentos na área de investigação em Ortoprotesia, sendo que este trabalho pode servir como base para a realização de um trabalho futuro.