Efeito de milho Bt sobre a entomofauna não alvo

Com o objectivo de verificar o impacte de milho Bt na fauna auxiliar de artrópodes, cultivaram-se, durante três anos (2002-2004), duas variedades de milho geneticamente modificadas (Compa CB e Elgina) e as suas isogénicas (Dracma e Cecília). Os ensaios foram realizados no Núcleo de Ensaios e de Cont...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Martins,Filomena (author)
Other Authors: Vieira,Maria Margarida (author), Lavadinho,António Manuel Pereira (author), Mendonça,Teresa Rita (author)
Format: article
Language:por
Published: 2008
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2008000200003
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0871-018X2008000200003
Description
Summary:Com o objectivo de verificar o impacte de milho Bt na fauna auxiliar de artrópodes, cultivaram-se, durante três anos (2002-2004), duas variedades de milho geneticamente modificadas (Compa CB e Elgina) e as suas isogénicas (Dracma e Cecília). Os ensaios foram realizados no Núcleo de Ensaios e de Controlo do Escaroupim, no Ribatejo. As amostragens de artrópodes auxiliares foram realizadas quinzenalmente, durante o ciclo vegetativo da cultura, em quatro talhões, usando o método de aspiração. Não se encontraram diferenças na fauna auxiliar existente, entre as cultivares Bt e as suas isogénicas. Os artrópodes auxiliares mais abundantes, em qualquer dos anos e cultivares, foram os antocorídeos. Os himenópteros foram o segundo grupo mais representado, seguido das aranhas.