Modelação geofísica aplicada à prospecção de águas subterrâneas em terrenos graníticos

A prospecção de águas subterrâneas em áreas graníticas é uma tarefa que se reveste de singularidades quando comparada com a realizada sobre outros substratos rochosos, dada a reduzida permeabilidade destas unidades litológicas. A prospecção geofísica em rochas graníticas é de extrema importância em...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Bruno (author)
Outros Autores: Dias, Flávio (author), Antunes, Isabel Margarida Horta Ribeiro (author), Oliveira, Jorge (author), Sousa, Andreia (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/49671
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49671
Descrição
Resumo:A prospecção de águas subterrâneas em áreas graníticas é uma tarefa que se reveste de singularidades quando comparada com a realizada sobre outros substratos rochosos, dada a reduzida permeabilidade destas unidades litológicas. A prospecção geofísica em rochas graníticas é de extrema importância em Portugal, pois significativa área do território nacional é ocupada por granitos. A utilização de técnicas de prospecção geofísica, conjuntamente com métodos cartográficos e de análise distanciada, revela-se como vantajosa na prospecção hidrogeológica. A correlação entre anomalias geofísicas e aspectos estruturais pode ser feita com recurso a modelação geofísica tridimensional, com controlo geológico pericial. No âmbito dos trabalhos de prospecção e pesquisa de águas subterrâneas para consumo humano na região do Mezio (Arcos de Valdevez, Viana do Castelo), foi aplicado um programa alicerçado na prospecção geofísica por métodos eléctricos suportada por análise distanciada. A pesquisa indiciada pela prospecção revelou-se positiva, o que permite considerar a metodologia utilizada como promissora. Com esta metodologia ocorrem ainda novas hipóteses de melhoria ao nível do planeamento prévio.