Flushing em cateteres venosos periféricos: um protocolo de scoping review

Contexto: O flushing dos cateteres venosos periféricos (CVPs), aquando da administração intravenosa, encontra-se descrito como um procedimento preventivo das complicações associadas aos CVPs. Contudo, esta prática não se escontra convenientemente operacionalizada nas diretrizes internacionais em ter...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Parreira, Pedro (author)
Other Authors: A. Marques, Inês (author), Santos-Costa, Paulo (author), B. Sousa, Liliana (author), Braga, Luciene (author), Apóstolo, João (author), Salgueiro-Oliveira, Anabela (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.12707/RIV19066
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25843
Description
Summary:Contexto: O flushing dos cateteres venosos periféricos (CVPs), aquando da administração intravenosa, encontra-se descrito como um procedimento preventivo das complicações associadas aos CVPs. Contudo, esta prática não se escontra convenientemente operacionalizada nas diretrizes internacionais em termos do volume da solução de flushing, frequência e técnica. Objetivos: Mapear as evidências no âmbito do flushing dos CVPs. Método de revisão: Foi definido o protocolo de scoping review, baseado na metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute, considerando os critérios definidos e a adequação às bases/repositórios propostos. Apresentação e interpretação dos resultados: O mapeamento das evidências permitirá identificar os volumes, frequências e técnicas utilizadas na prática de flushing. Conclusão: Prevê-se que esta revisão constitua um ponto de partida para a análise e sistematização dos estudos relativos às práticas de flushing dos CVPs, contribuindo não apenas para a otimização desta prática clínica, mas também para a investigação científica nesta temática.