Qualidade do sono e marcadores endócrinos e bioquímicos

O sono e o repouso constituem o ritmo biológico base da espécie humana e são fundamentais para uma boa saúde e qualidade de vida, com especial significado em crianças e jovens. Procedemos à revisão da literatura utilizando os motores de busca PubMed, ScienceDirect, B-on, Scielo, no espaço cronológic...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, Ana Sofia Coelho (author)
Other Authors: Fernandes, Adília (author), Sierra Vega, Matilde (author), Belen Gallego, Ana (author), Vaz, Josiana A. (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/15970
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15970
Description
Summary:O sono e o repouso constituem o ritmo biológico base da espécie humana e são fundamentais para uma boa saúde e qualidade de vida, com especial significado em crianças e jovens. Procedemos à revisão da literatura utilizando os motores de busca PubMed, ScienceDirect, B-on, Scielo, no espaço cronológico 2006 a 2016, objetivando-se relacionar a qualidade do sono com os marcadores endócrinos e bioquímicos. Revisão: Há cada vez mais evidências de que o sono tem influência sobre os hábitos alimentares e consequentemente sobre o balanço energético e a regulação do peso corporal, estando também associado a outros fatores de risco metabólico na adolescência. A redução das horas de sono e os distúrbios do sono estão associadas ao aumento da ingestão de alimentos, a dietas de má qualidade e excesso de peso. Por outro lado uma dieta saudável pode promover o sono e a sua qualidade, dado o seu impacto na síntese de serotonina e melatonina. A má qualidade do sono tem um impacto negativo na qualidade de vida, verificando-se que a privação do sono é um fator de risco relevante para a saúde e segurança, aumentando o risco cardiovascular e metabólico. Discussão: Os diferentes estudos demonstram a relação da qualidade do sono com as hormonas e proteínas essenciais ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Conclusão: A investigação na área do sono é fundamental para aumentar o conhecimento sobre a correlação do sono com as diferentes variáveis e consequentemente desenvolver programas de promoção efetivos.