Bugiada e mouriscada de Sobrado: a festa como património

A festa de S. João de Sobrado, também designada como Bugiada e Mouriscada, é uma manifestação cultural que se enquadra nas festividades populares cíclicas e nas “festas ou danças de mouros e cristãos”. Realiza-se anualmente no dia 24 de Junho, na vila de Sobrado, concelho de Valongo, no noroeste de...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinto, Manuel (author)
Outros Autores: Ribeiro, Rita (author), Nunes, Maria João (author), Araújo, Emília Rodrigues (author), Santos, Luís António (author), Cunha, Luís (author), Gonçalves, Albertino (author), Martins, Moisés de Lemos (author), Durand, Jean-Yves (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/56775
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56775
Descrição
Resumo:A festa de S. João de Sobrado, também designada como Bugiada e Mouriscada, é uma manifestação cultural que se enquadra nas festividades populares cíclicas e nas “festas ou danças de mouros e cristãos”. Realiza-se anualmente no dia 24 de Junho, na vila de Sobrado, concelho de Valongo, no noroeste de Portugal. Trata-se de uma manifestação cultural multidimensional e de grande densidade simbólica e social que se encontra em processo de estudo científico sistemático e exaustivo. Pretende-se, assim, apresentar de forma sucinta os elementos fundamentais desta festividade, e reflectir sobre a sua classificação como património cultural, considerando o seu relevo como marcador identitário da comunidade local.