Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico

A literatura refere que entre as diferentes funções básicas realizadas pela família, esta tem também o dever de assegurar que os valores da sociedade, as crenças, as atitudes, os conhecimentos, as habilidades serão transmitidos à geração mais nova. As caraterísticas do contexto familiar têm sido con...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pires, H. (author)
Outros Autores: Verdasca, J. (author), Costa, P. (author), Candeias, A. A. (author), Rebelo, N (author), Varelas, D. (author), Diniz, A. M. (author)
Formato: lecture
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/9994
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/9994
Descrição
Resumo:A literatura refere que entre as diferentes funções básicas realizadas pela família, esta tem também o dever de assegurar que os valores da sociedade, as crenças, as atitudes, os conhecimentos, as habilidades serão transmitidos à geração mais nova. As caraterísticas do contexto familiar têm sido consideradas como variáveis com importante influência no rendimento escolar. Assim, o presente trabalho pretende avaliar a relação entre covariáveis do contexto familiar, o rendimento e a atitude face a aprendizagem da Língua Portuguesa dos alunos de 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas portuguesas. Participam no estudo 891 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Para a análise dos dados utilizam-se os resultados das avaliações finais na disciplina de Língua Portuguesa no ano letivo 2011/12 e os dados do Questionário de Variáveis Contextuais e do Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Os resultados preliminares, ainda em estudo, revelam, desde já, a importância de compreendermos as atitudes face a aprendizagem da Língua Portuguesa também como resultado das particularidades do contexto familiar.