Comparação cinemática e neuromuscular de um exercício de abdominais no solo e na fitball

O objectivo deste estudo foi comparar a cinemática e a actividade neuromuscular em exercícios de abdominais no solo e na Fitball. Quinze jovens mulheres participaram voluntariamente neste estudo. Cada sujeito efectuou duas vezes, três séries de dez abdominais com um intervalo mínimo de 60 segundos e...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, E. (author)
Outros Autores: Oliveira, M. (author), Cruz, A.M. (author), Vila-Chã, Carolina (author), Silva, A.J. (author), Rocha, João (author), Barbosa, Tiago M. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/3692
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3692
Descrição
Resumo:O objectivo deste estudo foi comparar a cinemática e a actividade neuromuscular em exercícios de abdominais no solo e na Fitball. Quinze jovens mulheres participaram voluntariamente neste estudo. Cada sujeito efectuou duas vezes, três séries de dez abdominais com um intervalo mínimo de 60 segundos entre cada série. O exercício foi efectuado uma vez no solo e outra na Fitball. Os dados cinemáticos e neuromusculares foram recolhidos ao longo de todo o protocolo. Foi avaliada a actividades neuromuscular do recto femoral, do recto abdominal superior, do recto abdominal inferior e do oblíquo externo. Um electrogoniómetro foi colocado entre a sexta costela e a crista ilíaca (coluna) e outro entre a crista ilíaca e a zona trocantérica (anca) para avaliação cinemática. O período do exercício entre as condições em estudo não foi significativo. O ângulo mínimo da anca e da coluna lombar foram significativamente inferiores durante a execução do exercício no solo do que na Fitball. A actividade neuromuscular foi significativamente superior quando o exercício foi realizado na Fitball do que no solo em todos os grupos musculares. Como conclusão, actividade neuromuscular é superior aquando da exercitação na Fitball do que no solo.