Futuro da economia: definindo cenários prospetivos (2015‑2060)

De modo a traçarmos cenários para o futuro, torna‑se bastante útil entender o passado recente. Traçar cenários e metas sem conhecimento do passado pode ter como consequência a criação de cenários irrealistas, de concretização muito duvidosa. Assim, neste capítulo é apresentada, primeiramente, a evol...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Alves, José (author)
Other Authors: Albuquerque, Paula (author), Escária, Vítor (author), Abreu, Diogo (author), Marques Da Costa, Eduarda (author)
Format: bookPart
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10451/42462
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/42462
Description
Summary:De modo a traçarmos cenários para o futuro, torna‑se bastante útil entender o passado recente. Traçar cenários e metas sem conhecimento do passado pode ter como consequência a criação de cenários irrealistas, de concretização muito duvidosa. Assim, neste capítulo é apresentada, primeiramente, a evolução de algumas variáveis macroeconómicas, do mercado de trabalho e dos setores de atividade, numa perspetiva nacional e regional (esta última dependente da existência de dados estatísticos), nos últimos 25 anos. Em seguida, presta‑se atenção a estudos e relatórios de académicos e entidades oficiais, nacionais e estrangeiras, sobre as perspetivas de evolução da economia portuguesa. São examinados ainda alguns exercícios prospetivos sobre a evolução de variáveis macroeconómicas, laborais e setoriais, para Portugal e para as NUTS II.