Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono

As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano,...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Casanova, Joana R. (author)
Other Authors: Fernandez-Castañon, Antonio Cervero (author), Nuñez Pérez, José Carlos (author), Bernardo Gutiérrez, Ana B. (author), Almeida, Leandro S. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:https://hdl.handle.net/1822/61908
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61908
Description
Summary:As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema.