Atrofia Cortical Posterior- uma possível causa para as queixas visuais

A Atrofia Cortical Posterior (ACP) é um subtipo raro da doença de Alzheimer, que compreende cerca de 5% dos casos. Trata-se de uma síndrome neurodegenerativa, progressiva, que envolve o processamento visual complexo. Este tipo de demência envolve as partes posteriores do cérebro, responsáveis...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Serino, Josefina (author)
Other Authors: Martins, João (author), Vieira, Bruna (author), Menezes, Carlos (author), Lemos, José Alberto (author), Ribeiro, Isabel (author)
Format: report
Language:por
Published: 2015
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.48560/rspo.6648
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6648
Description
Summary:A Atrofia Cortical Posterior (ACP) é um subtipo raro da doença de Alzheimer, que compreende cerca de 5% dos casos. Trata-se de uma síndrome neurodegenerativa, progressiva, que envolve o processamento visual complexo. Este tipo de demência envolve as partes posteriores do cérebro, responsáveis pelas actividades visuais e gestuais, com sinais e sintomas variáveis observados nas síndromes de Gerstmann e Balint. A linguagem, memória e insight permanecem relativamente preservados até às fases tardias da doença. Apresentamos o caso de uma mulher de 71 anos de idade, referenciada à nossa consulta após 4 anos de queixas visuais inespecíficas, com envolvi- mento predominante do campo visual esquerdo. É relevante reconhecer a ACP como um tipo de demência que frequentemente se apresenta primeiro ao oftalmologista devido às queixas visuais. A possibilidade de ACP deve ser considerada quando um doente se apresenta com sintomas visuais complexos na ausência de patologia ocular.