Estudo do Funcionamento de Estações de Tratamento de Esgotos por Análise de Imagem: Validações e Estudo de Caso

Um método baseado na análise de imagens foi desenvolvido para caracterizar os flocos de lodo ativado em termos do seu tamanho e forma (dimensão fractal) e da abundância de bactérias filamentosas. Após ter sido testado em experimentos em escala piloto, o método foi validado para estações de tratament...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Motta, Maurício da (author)
Outros Autores: Pons, M. N. (author), Roche, N. (author), Vivier, H. (author), Amaral, A. L. (author), Ferreira, Eugénio C. (author), Mota, M. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2003
Assuntos:
Texto completo:https://hdl.handle.net/1822/126
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/126
Descrição
Resumo:Um método baseado na análise de imagens foi desenvolvido para caracterizar os flocos de lodo ativado em termos do seu tamanho e forma (dimensão fractal) e da abundância de bactérias filamentosas. Após ter sido testado em experimentos em escala piloto, o método foi validado para estações de tratamento reais. Foram analisadas doze estações de tratamento de esgotos situadas na França e em Portugal, de tamanhos e processos diferentes. Em seguida realizou-se um acompanhamento sobre a estação de Braga (Portugal) que estava com problemas de intumescimento do lodos (“bulking” filamentoso).