Smoking determinants by gender: a pilot study in schools of the Viseu District

Segundo os dados do Health Behaviour in School - Aged Children: 11-15 anos (HBSC), de 1997/98 e 2002, a epidemia taba´gica está em crescimentom em Portugal, particularmente nas adolescentes. Este pode ser um indício de que as acções preventivas, no nosso país, não estão a ter os resultados esperados...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Precioso, José (author)
Outros Autores: Samorinha, Catarina (author), Albuquerque, Carlos (author), Rosas, Manuel (author), Araújo, Nelson (author), Bonito, Jorge (author), Oliveira, António (author), Antunes, Heldemerina (author)
Formato: article
Idioma:eng
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/8361
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/8361
Descrição
Resumo:Segundo os dados do Health Behaviour in School - Aged Children: 11-15 anos (HBSC), de 1997/98 e 2002, a epidemia taba´gica está em crescimentom em Portugal, particularmente nas adolescentes. Este pode ser um indício de que as acções preventivas, no nosso país, não estão a ter os resultados esperados, o que pode estar relacionado com o facto de não terem em conta, entre outros factores, as diferenças de sexo. Apesar de existirem muitos estudos acerca dos determinantes do consumo de tabaco em adolescentes, os dados existentes, em relação às diferenças de sexos, não são conclusivos nem específicos no nosso país. Um projeto de investigação está a decorrer em Portugal, com o objetivo de aprofundar o conhecimeto dos determinantes do consumo de tabaco nos adolescentes, por sexo, e desenvolver ações preventivas mais eficazes. Os dados preliminares são aqui apresentados.