Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes

A enfermagem está a vivenciar uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/aprendizagem. Com a simulação de alta-fidelidade o estudante adquire competência num ambiente controlado e isento de riscos. Com o objetivo de identificar a melhor evidência científica sobr...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Baptista,Rui Carlos Negrão (author)
Other Authors: Martins,José Carlos Amado (author), Pereira,Maria Fátima Carneiro Ribeiro (author), Mazzo,Alessandra (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000100015
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0874-02832014000100015
Description
Summary:A enfermagem está a vivenciar uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/aprendizagem. Com a simulação de alta-fidelidade o estudante adquire competência num ambiente controlado e isento de riscos. Com o objetivo de identificar a melhor evidência científica sobre os ganhos percebidos pelos estudantes de Enfermagem, em relação à prática com simuladores de alta-fidelidade, foi realizada uma pesquisa sistematizada da literatura desde dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, com critérios de inclusão, descritores e bases de dados definidas. Foram selecionados 9 artigos de alta qualidade metodológica, publicados entre 2005 e 2011, dos quais emergiram os temas: satisfação; aprendizagem e sua motivação; realismo; autoconfiança; habilidades técnicas; reflexão sobre a ação e transferência de competências. A simulação de alta-fidelidade é valorizada pelos estudantes por aumentar a sua percepção cognitiva e psicomotora para a realidade de prática clínica que os espera e que lhes suscita muita apreensão.