Os efeitos do Programa PRODER na diversificação da estrutura das economias locais (Análise do grupo de ação local Probasto)

A presente dissertação de mestrado tem como principal objetivo analisar os efeitos do programa PRODER, baseada na abordagem LEADER, de forma a perceber se este programa diversificou a economia dos concelhos abrangidos pelo grupo de ação local Probasto: Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinto, João Miguel Nogueira (author)
Formato: masterThesis
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10071/19090
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19090
Descrição
Resumo:A presente dissertação de mestrado tem como principal objetivo analisar os efeitos do programa PRODER, baseada na abordagem LEADER, de forma a perceber se este programa diversificou a economia dos concelhos abrangidos pelo grupo de ação local Probasto: Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena. Mais do que um conjunto fixo de medidas a implementar, a abordagem LEADER, refere-se mais a um método de mobilizar o desenvolvimento nas comunidades rurais locais, com o objetivo de incentivar os territórios rurais a explorarem novas formas de se tornarem ou permanecerem competitivos, de utilizarem da melhor maneira os seus trunfos e de vencerem os desafios que possam enfrentar, como envelhecimento da população, níveis reduzidos de oferta de serviços ou falta de oportunidades de emprego. Para a concretização do objetivo principal desta tese, em primeiro lugar, realizou-se uma recolha bibliográfica acerca do tema das políticas públicas, a sua relação com o desenvolvimento e diversificação económica, assim como a apresentação das diversas fases do programa LEADER e alguns casos práticos. De seguida realizou-se uma análise de indicadores estatísticos relativos à região em estudo e ao grupo de ação local assim como entrevistas a beneficiários do programa na Probasto. O resultado relativo à análise dos dados estatísticos disponíveis revelou pouca influência do setor primário na economia da região, aliado ao facto de existirem poucos projetos, ficando claro que o programa não teve a influência esperada. Também com a análise das respostas às entrevistas ficou patente que o programa não teve a capacidade de afetar a estrutura económica dos 4 concelhos da região de Basto.