Um caso de cianose atípico

Metahemoglobinémia é caracterizada por aumento dos níveis séricos de metahemoglobina originando hipoxémia e cianose. Pode ser hereditária ou adquirida após exposição a agentes oxidantes. Criança do sexo masculino, 4 anos, residente em meio rural, com instalação súbita de cianose labial e das extremi...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Farinha Vilarinho Almeida, Ana Filipa (author)
Outros Autores: Sanmarful, Ines (author), Aguiar, Liza (author), Morais, Anabela (author), Lopes, Aldina Canteiro (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.25754/pjp.2014.3692
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3692
Descrição
Resumo:Metahemoglobinémia é caracterizada por aumento dos níveis séricos de metahemoglobina originando hipoxémia e cianose. Pode ser hereditária ou adquirida após exposição a agentes oxidantes. Criança do sexo masculino, 4 anos, residente em meio rural, com instalação súbita de cianose labial e das extremidades marcada. Apresentava Saturação de oxigénio de 80% com pouco resposta ao oxigénio suplementar. Na gasimetria apresentava níveis elevados de metahemoglobina. Fez terapêutica com azul de metileno a 1% com boa evolução clinica e laboratorial. Referencia a contacto com água estagnada em local previamente exposto a fertilizantes químicos. Estudo enzimático confirmou défice ligeiro de citocromo b5 redutase. No caso clinico apresentado, uma criança com Metahemoglobinémia hereditária,previamente desconhecida, teve sintomatologia desencadeada por agente oxidante raro.