O Bem-Estar Espiritual dos Professores de Medicina e de Enfermagem

Objetivo: avaliar o bem-estar espiritual dos professores de Medicina e de Enfermagem na Universidade de Marília.Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa. A população foi constituída por uma amostra de 49 professores e a escolha foi aleatória. Utilizou-se a “Escala de Avalia...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ermel, Regina Célia (author)
Outros Autores: Vieira, Margarida (author), Tavares, Thaís Ferrarini (author), Furuta, Pricilla Midori (author), Zutin, Teresa Laís (author), Caramelo, Ana Cristina (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.14/18519
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18519
Descrição
Resumo:Objetivo: avaliar o bem-estar espiritual dos professores de Medicina e de Enfermagem na Universidade de Marília.Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa. A população foi constituída por uma amostra de 49 professores e a escolha foi aleatória. Utilizou-se a “Escala de Avaliação Espiritual”. A coleta de dados foi realizada em fevereiro e março de 2012, analisados pelo Programa SPSS 20.0. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE n. 25000.113733/2010-14. Resultados: os professores dos cursos de Medicina e Enfermagem apresentaram escores positivos em todos os termos/conceitos comedidos: Fé Pessoal 90%, Prática Religiosa 74% e Paz Espiritual 88%. Conclusão:em sua maioria, os professores desta Universidade têm fé, prática religiosa e apresentam paz espiritual.