Hopanoides no Miocénico da sondagem de Belverde (Península de Setúbal)

[RESUMO] Neste estudo foram identificados por GC-MS seis hopanoides em amostras de sedimentos recolhidos na sondagem de Belverde, em ambientes marinhos de diferentes andares do Miocénico. A análise quantitativa preliminar, sugere uma diminuição da abundância dos bio-hopanoides com a profundidade de...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pais, João José Cardoso (author)
Outros Autores: Legoinha, Paulo Alexandre Rodrigues Roque (author), Abreu, Pedro Jorge Macedo de (author), Noronha, João Paulo da Costa de (author), Relva, Angela M. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10362/89256
País:Portugal
Oai:oai:run.unl.pt:10362/89256
Descrição
Resumo:[RESUMO] Neste estudo foram identificados por GC-MS seis hopanoides em amostras de sedimentos recolhidos na sondagem de Belverde, em ambientes marinhos de diferentes andares do Miocénico. A análise quantitativa preliminar, sugere uma diminuição da abundância dos bio-hopanoides com a profundidade de colheita dos sedimentos, o que pode ser interpretado em termos de decaimento diagenético relacionado com o input bacteriano. [ABSTRACT] In  the  present  research,  six  hopanoids  were  identified  by  GC-MS  from  samples  of  sediments  collected  in  the  Miocene  of  the  Belverde  borehole.  Preliminary  quantitative  analysis  suggests  a  downcore  concentration  of  biohopanoids, as a result of a diagenetic decline related to the bacterial input.  (24) (PDF) Hopanoides no Miocénico da sondagem de Belverde (Península de Setúbal). Available from: https://www.researchgate.net/publication/249656092_Hopanoides_no_Miocenico_da_sondagem_de_Belverde_Peninsula_de_Setubal [accessed Dec 03 2019].