Enciclopédia dos Migrantes: O Lado Intimista e Individual das Histórias sobre Migração (entrevista com Filipa Bolotinha)

A Enciclopédia dos Migrantes é um projecto internacional (2014-2017) apoiado pelo programa Erasmus+. Tem por base uma rede de cidades parceiras da costa atlân- tica (Brest, Rennes, Nantes, Gijón, Porto, Lisboa, Cádis e Gibraltar), mobilizando oito parceiros com diferentes perfis (associações, univer...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Ana (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/21187
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/21187
Descrição
Resumo:A Enciclopédia dos Migrantes é um projecto internacional (2014-2017) apoiado pelo programa Erasmus+. Tem por base uma rede de cidades parceiras da costa atlân- tica (Brest, Rennes, Nantes, Gijón, Porto, Lisboa, Cádis e Gibraltar), mobilizando oito parceiros com diferentes perfis (associações, universidades, museus, etc.) em França, Espanha, Portugal e Gibraltar. O projecto é coordenado pela organização francesa L’âge de la Tortue, que realiza trabalho no âmbito das artes visuais. É uma iniciativa de carácter artístico e experimental, concebida originalmente por Paloma Fernández Sobrinho, com vista à produção de uma enciclopédia em papel e em ver- são digital com cerca de 400 testemunhos de migrantes. O formato da Enciclopédia (um livro monumental, em vários volumes e com enca- dernação em pele) foi pensado na óptica de divulgar um saber não científico, mas proveniente de experiências de vida, com toda a subjectividade que isso envolve. O princípio foi o de reunir diversos testemunhos de migrantes que fossem a fonte de um novo saber, com base no íntimo e no individual. Em 2017, publicar um conteúdo sensível sob a forma de uma enciclopédia, através de um empreendimento popular e contributivo, é um acto artístico e político.