Desenvolvimento e estabilidade num gel anti-idade com extracto hidroalcoólico de Salvia sp.

A Salvia officinalis vinda do Oriente Médio e do Mediterrâneo e Salvia elegans mais conhecida como Salva-ananás vinda do México e Guatemala pertencem a família Lamiaceae e são cultivadas como ervas medicinais e aromáticas. Para poder atender as necessidades cosmetologias da população, desenvolvem-se...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Favero, Yonah (author)
Other Authors: Silva, Laryssa da (author), Almeida, Daiana (author), Pereira, Olívia R. (author), Sousa, Maria João (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/21209
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21209
Description
Summary:A Salvia officinalis vinda do Oriente Médio e do Mediterrâneo e Salvia elegans mais conhecida como Salva-ananás vinda do México e Guatemala pertencem a família Lamiaceae e são cultivadas como ervas medicinais e aromáticas. Para poder atender as necessidades cosmetologias da população, desenvolvem-se produtos visando sua eficácia, segurança e qualidade levando em conta características físico-químicas. (Silva et al.,2015). O principal objectivo do trabalho foi desenvolver o gel com duas plantas da família Salvia utilizando seus excipientes e princípios ativos. Fez-se avaliação de estabilidade físico-quimica e organoléptica dos géis. Os géis desenvolvidos (base de carbopol e base de metilcelulose) apresentaram boa estabilidade nos testes realizados, pelo que podem ser propostos para desenvolver produtos cosméticos no futuro.