Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.

O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documen...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Guida F F (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10314/3996
Country:Portugal
Oai:oai:bdigital.ipg.pt:10314/3996
Description
Summary:O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência.