Estudos de Adaptação do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português

As competências sociais e emocionais são indispensáveis ao longo do desenvolvimento. Tem-se verificado que as crianças com mais competências emocionais têm tendência a desenvolver relações sociais com mais qualidade, a ser mais aceites pelos seus pares e a encontrarem mais oportunidades para cumprir...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Pires, Heldemerina (author)
Other Authors: Candeias, Adelinda (author), Diniz, António M. (author), Rebelo, Nicole (author), Varelas, Diana (author)
Format: lecture
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/8316
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/8316
Description
Summary:As competências sociais e emocionais são indispensáveis ao longo do desenvolvimento. Tem-se verificado que as crianças com mais competências emocionais têm tendência a desenvolver relações sociais com mais qualidade, a ser mais aceites pelos seus pares e a encontrarem mais oportunidades para cumprirem os seus objetivos e facilidade de adaptação. Além disso, também têm mais facilidade para estarem incluídos em relações sociais ricas, onde aprendem a adotar e utilizar comportamentos socialmente mais adequados. O estudo exploratório para a aferição do Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) realizou-se recorrendo a uma amostra de 416 alunos de escolas de ensino básico português. O Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) – é um instrumento elaborado para medir a inteligência emocional em indivíduos jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos de idade, baseado no autorrelato, recolhendo a opinião do sujeito a respeito de si próprio na área da inteligência emocional. (Candeias et al., 2008; Bar-On & Parker, 2004). A análise fatorial exploratória comprova a multidimensionalidade do questionário, apontando para cinco dimensões: Adaptabilidade, Intrapessoal, Interpessoal e Gestão do Stress (Candeias et al., 2008). A versão para jovens é um instrumento que poderá ser englobado em processos de avaliação psicológica auxiliando no diagnóstico de dificuldades e potencialidades das crianças em situações relacionadas com as competências sócio-emocionais.