Insucesso escolar numa perspectiva de género – A Perceção dos alunos

O texto problematiza o insucesso escolar numa perspectiva de género, a partir da perceção de alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal. A análise resulta de uma investigação cujos dados empíricos foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. As estatísticas o...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cavaco, Carmen (author)
Outros Autores: Fonseca Paulos, Catarina Isabel (author), Alves, Natália (author), Guimarães, Paula (author), Feliciano, Paulo (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10451/54644
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/54644
Descrição
Resumo:O texto problematiza o insucesso escolar numa perspectiva de género, a partir da perceção de alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal. A análise resulta de uma investigação cujos dados empíricos foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. As estatísticas oficiais revelam uma taxa de insucesso escolar maior entre os rapazes, por comparação às raparigas. Todavia, os alunos não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para os alunos envolvidos nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar.