Croma: vol.3, nº5 (Jan./Jun. 2015)

Como é característica fundadora do projeto CSO – criadores sobre outras obras – os artistas são aqui convidados a comunicar o seu conhecimento sobre outros artistas, dentro de um descentramento que toma os idiomas ibéricos como uma plataforma territorial de emergência, e de resistência, também. É um...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Queiroz, João (author)
Other Authors: Martín-Sánchez, Olegario (author), Palazón Cascales, Bartolomé (author), Vidal Vidal, José Manuel (author), Redondo-Arolas, Mar (author), Freixa, Pere (author), Prates, Katia Maria Kariya (author), Guixà, Ricardo (author), Dias, Lincoln Guimarães (author), Castellanos Vicente, María (author), López Páez, M. Montserrat (author), Maio, Ana Zeferina Ferreira (author), Aulicino, Marcos Rodrigues (author), Oliveira, Ronaldo Alexandre de (author), Soares, Lilian de Carvalho (author), Gonçalves, Thaís (author), Sixtos Cesteros, Rita (author), Aguilar Moreno, Dra. Marta (author), Vasconcelos, Flávia Maria De Brito Pedrosa (author), Guillermina Valent, María (author), Rauscher, Beatriz (author), López Diezma, Luís Ángel (author), PAGATINI, RAFAEL (author), Teixeira, Henrique Augusto Nunes (author), Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela (author), Gonzales Mendiburu, Rosa (author), Grando, Angela (author), Tavares, Reginaldo da Nóbrega (author), Rahim, Shakil Y. (author), Maneschy, Orlando (author)
Format: other
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10451/48033
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/48033
Description
Summary:Como é característica fundadora do projeto CSO – criadores sobre outras obras – os artistas são aqui convidados a comunicar o seu conhecimento sobre outros artistas, dentro de um descentramento que toma os idiomas ibéricos como uma plataforma territorial de emergência, e de resistência, também. É uma área cultural periférica, alternativa, que se afirma em crescente grandeza. Dentro deste dispositivo comunicativo, a revista Croma delimita mais ainda o seu tema, nos artistas que de algum modo fazem incorporar a implicação social, a interação e a criação e formação de novos públicos como um dos componentes estruturantes da sua obra. Surgem na Croma obras intervenientes, que provocam, e que convocam, que estabelecem pontes, ou que as ameaçam. São obras em que a componente relacional (N. Bourriaud) ou formativa e integradora (P. Freire) assumem uma atualidade constante e renovada. Os artigos reunidos neste quinto número da Revista Croma propõem, no seu conjunto uma intenção de proximidade, de confronto com realidades, de inconformismo, de procura e de questionamento identitário. Dos seus múltiplos países e das suas diversificadas abordagens a variadas técnicas, os vinte e cinco artigos aqui apresentados complementam o poder do desassossego e da inquietação poética: os artistas falam connosco, através de outros artistas, que os souberam ver e ouvir.