RESULTADOS DE EXAMES ANDROLÓGICOS EM TOUROS DE APTIDÃO CREATOPOIÉTICA NO SUL DE PORTUGAL

Em Portugal o exame andrológico não constitui uma rotina em muitas das explorações de bovinos de produção de carne explorados em regime extensivo. Nos últimos anos tem-se atribuído mais importância a esta prova sobretudo pela preocupação crescente em melhorar os índices de produtividade e eficiência...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Romão, Ricardo (author)
Other Authors: Cargaleiro, Kataline (author), Martelo, Rui (author), Peralta, Diogo (author), Carolino, Nuno (author), Bettencourt, Elisa Maria Varela (author)
Format: lecture
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/7437
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/7437
Description
Summary:Em Portugal o exame andrológico não constitui uma rotina em muitas das explorações de bovinos de produção de carne explorados em regime extensivo. Nos últimos anos tem-se atribuído mais importância a esta prova sobretudo pela preocupação crescente em melhorar os índices de produtividade e eficiência reprodutiva e porque está claramente demonstrada a relação custobenefício deste exame (Chenoweth, 2011). Além da avaliação dos touros adultos, os produtores demonstram também maior exigência na escolha de novilhos de substituição, sendo que o resultado preditivo deste exame se assume como extremamente importante, aquando da compra/venda de animais jovens, pela influência direta que tal representa na fertilidade da exploração (Engelken,2008, Hopkins, 2005, Chenoweth et al., 1993). Apresentam-se os resultados preliminares de 184 exames andrológicos realizados no sul de Portugal por uma equipa médico-veterinária durante quatro anos (2008 a 2012). Estes exames foram realizados em condições de campo e solicitados em sequência de exame em acto de compra ou programa de assistência reprodutiva na exploração. Dos 184 touros avaliados foram aprovados 72%, aumentando a probabilidade de reprovação tendencialmente com a idade. Em parâmetros reprodutivos importantes como o perímetro testicular existe influência de: idade (p<0,001), raça (p<0,05) e condição corporal (CC) (p<0,05). Encontraram-se correlações significativas entre parâmetros tais como entre perímetro testicular e idade (p<0,001;r=0,52), a PCC e os parâmetros seminais microscópicos (p<0,05) e dos vários parâmetros entre si. O exame andrológico é essencial para estimar o potencial reprodutivo dos touros e importa fomentar a sua realização em Portugal para melhorar os níveis de fertilidade e rentabilidade das explorações.