O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.

A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, to...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2009
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11328/193
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.uportu.pt:11328/193
Description
Summary:A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas.   Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos.