A dieta com restrição de FODMAP reduz os sintomas no síndroma do intestino irritável? Uma revisão baseada na evidência

Objetivos: Rever a evidência disponível sobre a eficácia da dieta com restrição de FODMAP (sigla inglesa para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis) no alívio dos sintomas gastrointestinais dos doentes com síndroma do intestino irritável (SII). Métodos: Pesquisa de...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira,Paulo Diogo Terroso Mesquita (author)
Other Authors: Reis,Joana Estrela Felício (author), Reis,Marisa Alexandra Sousa (author), Ferreira,Sara Maria Santos (author), Candelária,André Lopes Albergaria (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-51732020000200004
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S2182-51732020000200004
Description
Summary:Objetivos: Rever a evidência disponível sobre a eficácia da dieta com restrição de FODMAP (sigla inglesa para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis) no alívio dos sintomas gastrointestinais dos doentes com síndroma do intestino irritável (SII). Métodos: Pesquisa de meta-análises, revisões sistemáticas e normas de orientação clínica na MEDLINE/PubMed, DARE, Trip DataBase, Evidence-based Medicine, Clinical Evidence, Web of Science, Canadian Medical Association Practice Guidelines, National Guidelines Clearing House e The Cochrane Library, publicados entre 2009 e 2017 na língua inglesa, utilizando os termos MeSH irritable bowel syndrome, signs and symptoms, diet therapy e o termo não MeSH ‘FODMAPs’. Foi utilizada a escala Strenght of Recommendation Taxonomy (SORT) para atribuição de níveis de evidência e forças de recomendação. Resultados: Depois de analisados 203 artigos resultantes da pesquisa foram incluídos 11 artigos: três meta-análises, três revisões sistemáticas e cinco normas de orientação clínica. Existe evidência de que a dieta com restrição em FODMAP (DRFODMAP) reduz a globalidade dos sintomas gastrointestinais dos doentes com SII, com maior expressão na melhoria do bloating* e dor abdominais e nos subtipos de predomínio de diarreia e misto. Alguns estudos sugerem que a eficácia da dieta é mais evidente a partir da sexta semana. Esta dieta parece ser pelo menos tão eficaz no alívio sintomático quanto outras dietas convencionalmente recomendadas para o SII. Nas normas de orientação clínica analisadas, a DRFODMAP é considerada como uma opção terapêutica no SII, sobretudo quando o aconselhamento dietético tradicional não é eficaz. Conclusão: Existe evidência para recomendar uma DRFODMAP como prova terapêutica em doentes com SII com predomínio de quadro diarreico ou misto, sobretudo se bloating e dor abdominais presentes (força de recomendação B). São necessários mais estudos que suportem a eficácia e a segurança a longo prazo da dieta.