O conceito multidimensional de autonomia: uma análise conceptual recorrendo a uma scoping review

Contexto: A autonomia é um conceito largamente utilizado pelos profissionais de saúde, no entanto, denota-se alguma incoerência na sua utilização. Objetivo: Mapear e analisar o conceito de autonomia na evidência existente de acordo com a sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento. Método de re...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Lima, Andreia Maria Novo (author)
Other Authors: Martins, Maria Manuela Ferreira da Silva (author), Ferreira, Maria Salomé Martins (author), Schoeller, Soraia Dornelles (author), Parola, Vítor Sérgio de Oliveira (author)
Format: article
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.12707/RV20113
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26419
Description
Summary:Contexto: A autonomia é um conceito largamente utilizado pelos profissionais de saúde, no entanto, denota-se alguma incoerência na sua utilização. Objetivo: Mapear e analisar o conceito de autonomia na evidência existente de acordo com a sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento. Método de revisão: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute e pelo método de análise conceptual de Walker e Avant. Dois revisores independentes avaliaram a relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Foram incluídos 191 artigos na revisão. São atributos do conceito de autonomia - estado cognitivo, inteligência emocional, situação social, condição intelectual e condição física. Conclusão: A autonomia é um conceito multifacetado. A enfermagem necessita de desenvolver intervenções que promovam claramente a autonomia da pessoa.