Período anovulatório pós-parto em cabras da raça Serrana paridas no Inverno

Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de estudar a duração do período anovulatório pós-parto, em cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano, paridas no final do Inverno. Neste sentido, na cidade de Bragança (latitude 41° 49' N, longitude 6° 40' W e altitude 720 metros), mais pre...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Correia, Teresa Montenegro (author)
Other Authors: Valentim, Ramiro (author), Azevedo, Jorge (author), Maurício, Raimundo (author), Galvão, Lurdes (author), Mendonça, Álvaro (author), Cardoso, Manuel (author)
Format: article
Language:por
Published: 2011
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/6291
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6291
Description
Summary:Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de estudar a duração do período anovulatório pós-parto, em cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano, paridas no final do Inverno. Neste sentido, na cidade de Bragança (latitude 41° 49' N, longitude 6° 40' W e altitude 720 metros), mais precisamente na Quinta de Santa Apolónia, pertencente à Escola Superior Agrária de Bragança, um grupo de vinte e quatro cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano, com 2 a 3 anos de idade, foi escolhido para a realização deste estudo. No conjunto das cabras estudadas, a duração do intervalo médio de dias observados entre o parto e a primeira subida das concentrações plasmáticas de progesterona pós-parto (P>0,5ng/ml) foi de 107,1±29,3. A duração da primeira fase lútea pós-parto foi curta em 87,5% das cabras e normal nas restantes 12,5%. Nenhuma destas cabras manifestou sinais detectáveis de cio antes de apresentar a primeira subida das concentrações plasmáticas de progesterona pós-parto.