Intervenção psicomotora com crianças institucionalizadas no Centro de Acolhimento Temporário I da Associação Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos"

O presente relatório surge no seguimento do estágio curricular realizado no Centro de Acolhimento Temporário I da Associação Amigos da Criança e da Família “Chão dos Meninos”, em Évora. Este pretende ser um contributo para a compreensão do trabalho que um Psicomotricista pode desempenhar neste tipo...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Babau, Catarina Sofia Cláudio (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/28126
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/28126
Description
Summary:O presente relatório surge no seguimento do estágio curricular realizado no Centro de Acolhimento Temporário I da Associação Amigos da Criança e da Família “Chão dos Meninos”, em Évora. Este pretende ser um contributo para a compreensão do trabalho que um Psicomotricista pode desempenhar neste tipo de instituições e objetiva contextualizar a prática psicomotora nas mesmas, descrever e verificar o impacto da intervenção psicomotora realizada, relatar qualquer atividade executada e refletir sobre a importância da Psicomotricidade neste tipo de instituições. Assume-se que os objetivos foram atingidos e conclui-se que a Psicomotricidade se mostra útil no trabalho com crianças institucionalizadas, permitindo a melhoria de alguns aspetos do seu desenvolvimento; ABSTRACT: Psychomotor Intervention with Institutionalized Children in Centro de Acolhimento Temporário I of Associação Amigos da Criança e da Família “Chão dos Meninos” This report follows a curricular internship held at the Centro de Acolhimento Temporário I at the Associação de Amigos da Criança e da Família “Chão dos Meninos”, in Évora. The main goal is to contribute for understanding the work of a psychomotricist in this type of institutions and aims to describe and verify the psychomotor intervention’s impact. Also to, report all activity developed within this environment and reflect about the importance of Psychomotricity in these institutions. The goals were achieved and it’s clear that Psychomotricity is beneficial when working with institutionalized children, allowing the improvement of some aspects of their development.