Clima escolar como fator de proteção para o uso de drogas em adolescentes do ensino médio

Enquadramento: O clima escolar é considerado um fator de proteção para o consumo de drogas. Objetivo: Identificar a associação do clima escolar com o uso de drogas por adolescentes. Metodologia: Estudo descritivo correlacional preditivo. Amostragem por conglomerados num estágio e amostra de 227 alun...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Guzmán-Ramírez, Verónica (author)
Outros Autores: Armendáriz-García, Nora Angélica (author), López-García, Karla Selene (author), Alonso-Castillo, María Magdalena (author), Rodríguez-Puente, Linda Azucena (author), Yañez-Castillo, Brenda Guadalupe (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.12707/RV21024
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27195
Descrição
Resumo:Enquadramento: O clima escolar é considerado um fator de proteção para o consumo de drogas. Objetivo: Identificar a associação do clima escolar com o uso de drogas por adolescentes. Metodologia: Estudo descritivo correlacional preditivo. Amostragem por conglomerados num estágio e amostra de 227 alunos de 15 a 18 anos. Foram aplicados o Cartão de Identificação de Características Pessoais e Consumo de Medicamentos e a Escala de Clima Escolar (MDS3). Resultados: Identificou-se que quando há perceção positiva de segurança (OR = 0,904; p < 0,01) há menor consumo de álcool na última semana, explicando 8,2% da variância. Por outro lado, um clima escolar positivo não prediz o uso de tabaco, porém, há menor probabilidade de uso de tabaco no último ano quando há uma perceção positiva do ambiente escolar (OR = 0,884; p < 0,05). Conclusão: A perceção positiva de segurança no clima escolar está associada ao não consumo de álcool na última semana, porém não prediz o uso de tabaco.