Sincronização de cios e inseminação artificial com sémen refrigerado em cabras da raça preta de Montesinho

Este trabalho foi realizado com os objectivos de estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto + eCG na sincronização de cios e da aplicação da técnica de inseminaçao artificial (IA) com sémen refrigerado em cabras da raça autóctone portuguesa Preta de Montesinho. Nele foram utilizadas 10...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Francisco, Lucas Felipe (author)
Other Authors: Mateus, Óscar (author), Correia, Teresa Montenegro (author), Quintas, Helder (author), Maurício, Raimundo (author), Fornazari, Raquel (author), Conradi, Anderclei (author), Carloto, Amândio (author), Valentim, Ramiro (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/15948
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15948
Description
Summary:Este trabalho foi realizado com os objectivos de estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto + eCG na sincronização de cios e da aplicação da técnica de inseminaçao artificial (IA) com sémen refrigerado em cabras da raça autóctone portuguesa Preta de Montesinho. Nele foram utilizadas 10 cabras - 4 nulíparas e 6 multíparas. Na segunda semana do mês de Abril, a metade das cabras foram injectados suplementos mineralvitamínicos. O cio foi sincronizado através de um tratamento progestagénico "curto"+eCG (7 dias). A actividade ovárica pré e pós-tratamento foram estudadas através dos níveis plasmáticos de progesterona. A IA com sémen refrigerado foi realizada 43 horas após a administração de eCG. Nessa altura avaliaram-se os seguintes efeitos: tipo de Os externo, cor da mucosa da vagina, grau de lubrificação, viscosidade do muco cervical, local de deposição do sémen, ocorrência de refluxo e inseminador. Na segunda quinzena de Abril, todas as cabras estavam cíclicas. Por outro lado, todas elas responderam ao tratamento progestagénico "curto" + eCG. Quarenta e um dias após a IA, 60% das cabras estavam gestantes. A suplementaçao mineral-vitamfnica, a paridade, o tipo de Os externo, a cor da mucosa vaginal e a lubrificação não influenciaram significativamente a taxa de fertilidade. Pelo contrário, o local de deposição do sémen, o refluxo cervical e, particularmente, as competências técnicas do inseminador condicionaram significativamente a taxa de fertilidade.