Análise sobre a escolha do curso e instituição dos estudantes da área de engenharia

Todos os anos ingressam nas universidades portugueses milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais f...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Barros, David André Moreira Lopes (author)
Other Authors: Reis, L. P. (author), Vasconcelos, Rosa (author), Faria, Brígida Mónica (author), Costa, António Pedro (author)
Format: conferencePaper
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1822/42513
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42513
Description
Summary:Todos os anos ingressam nas universidades portugueses milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão por parte das Universidades sobre os cursos e vagas a oferecer. Este trabalho procura avaliar os factores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influencia. Baseou-se num estudo empírico, observacional através da aplicação de questionários, com o respetivo estudo estatístico. Os resultados mostraram uma relação em maior número entre os fatores estudados e o género. Permitiram ainda concluir que os fatores prestígio da instituição, empregabilidade e desenvolvimento intelectual são os mais valorizados pelos estudantes.