Variabilidade em pastagens permanentes: contribuição para um projecto de Agricultura de Precisão

Neste trabalho divulgam-se os resultados da avaliação sistemática de uma parcela de pastagem permanente biodiversa em termos das propriedades físicas e químicas do solo e da composição florística da pastagem. Esta informação geo-referenciada constitui a base para a tomada de decisão num projecto de ...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Serrano, J. M. (author)
Outros Autores: Peça, J. O. (author), Gonçalves, V. (author), Palma, P. (author), Carvalho, M. J. (author), Silva, J. R. (author), Roma, J. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.19084/rca.15407
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15407
Descrição
Resumo:Neste trabalho divulgam-se os resultados da avaliação sistemática de uma parcela de pastagem permanente biodiversa em termos das propriedades físicas e químicas do solo e da composição florística da pastagem. Esta informação geo-referenciada constitui a base para a tomada de decisão num projecto de Agricultura de Precisão com utilização de novas tecnologias de aplicação diferenciada de fertilizantes. São apresentados dados referentes a análises efectuadas antes da aplicação diferenciada e após o primeiro ano de aplicação diferenciada de adubo. Os resultados obtidos mostram a importância da gestão diferenciada da fertilização, nomeadamente ao nível da aplicação de fósforo. Em termos de desenvolvimento da pastagem, em especial das leguminosas, é também evidente o efeito de um ano agrícola muito seco.