Equipamento semiautomático para deteção de orifícios em sistemas de impermeabilização de aterros de resíduos

Os aterros de resíduos possuem sistemas de impermeabilização de fundo que incluem barreiras múltiplas, entre as quais uma geomembrana (GM). O sucesso destes sistemas depende, sobretudo, do desempenho das GMs, que constituem a barreira ativa à migração dos contaminantes. Este desempenho é condicionad...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mota, R. (author)
Outros Autores: Miguens Matutino, P. (author), Barroso, M. P. (author), Lopes, M. G. (author), Dores, R. (author), Silva, F. (author), Coimbra, L. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1003416
País:Portugal
Oai:oai:localhost:123456789/1003416
Descrição
Resumo:Os aterros de resíduos possuem sistemas de impermeabilização de fundo que incluem barreiras múltiplas, entre as quais uma geomembrana (GM). O sucesso destes sistemas depende, sobretudo, do desempenho das GMs, que constituem a barreira ativa à migração dos contaminantes. Este desempenho é condicionado pela presença de orifícios que constituem caminhos preferenciais para a migração de lixiviado. Com o objetivo de colmatar as principais desvantagens dos métodos existentes para deteção de orifícios em GMs, de entre as quais se destacam a morosidade e os custos associados, encontra-se em desenvolvimento um equipamento de ensaio baseado no método geofísico de resistividade elétrica. Este equipamento já foi testado, com sucesso, em laboratório e encontra-se em fase de ensaio numa instalação piloto no campus do LNEC. Nesta comunicação, apresentam-se o método de deteção de fugas em GM, o equipamento em desenvolvimento e alguns dos resultados obtidos.