Inventário de diferenciação do Self‑Revisto (IDS‑R)

A diferenciação do self representa um conceito chave da teoria de Bowen, com um caráter multidimensional (dimensão intrapessoal e interpessoal). O Inventário de Diferenciação do Self – Revisto (IDS‑R) é a versão portuguesa do Differentiation of Self Inventory – Revised (DSI‑R; Skowron & Schmitt,...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Major, Sofia (author)
Outros Autores: Rodríguez‑González, Martiño (author), Miranda, Cátia (author), Rousselot, Míriam (author), Relvas, Ana Paula (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10316/41659
País:Portugal
Oai:oai:estudogeral.sib.uc.pt:10316/41659
Descrição
Resumo:A diferenciação do self representa um conceito chave da teoria de Bowen, com um caráter multidimensional (dimensão intrapessoal e interpessoal). O Inventário de Diferenciação do Self – Revisto (IDS‑R) é a versão portuguesa do Differentiation of Self Inventory – Revised (DSI‑R; Skowron & Schmitt, 2003), composto por 46 itens repartidos por quatro subescalas: Reatividade Emocional, Posição do Eu, Cut‑off Emocional e Fusão com os Outros. No âmbito da adaptação e validação para a população portuguesa do DSI‑R foram efetuados diversos estudos de evidência de precisão (e.g., consistência interna) e de validade (e.g., análise fatorial exploratória) com uma amostra de 470 sujeitos. Foi ainda realizado um estudo comparativo com a estrutura fatorial obtida na versão espanhola do DSI‑R. Os resultados alcançados (e.g., α = .86 para o resultado total do IDS‑R), apesar de não replicarem a estrutura fatorial original do DSI‑R permitem considerar a versão portuguesa como uma ferramenta de avaliação útil tanto na prática clínica como em contexto de investigação.