Avaliação e controlo do treino em ginastas

O objetivo do presente estudo foi determinar as variáveis que influenciam o sucesso na ginástica de trampolins através de avaliação e controlo do treino. 8 atletas masculinos de um clube com palmarés relevante na ginástica a nível nacional e internacional foram avaliados (idade 13.0±2.27; altura 1.5...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Couto, Rodrigo (author)
Outros Autores: Reis, Alexandre (author), Coelho, Fábio (author), Oliveira, Tiago (author), Nunes, Paulo (author), Figueiredo, Teresa (author), Figueira, Ana (author), Pereira, Ana (author), Espada, Mário (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.26/27787
País:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27787
Descrição
Resumo:O objetivo do presente estudo foi determinar as variáveis que influenciam o sucesso na ginástica de trampolins através de avaliação e controlo do treino. 8 atletas masculinos de um clube com palmarés relevante na ginástica a nível nacional e internacional foram avaliados (idade 13.0±2.27; altura 1.59±0.10 m; peso 50.80±11.72 kg; %MG 17.60±6.46). Foi analisada composição corporal, dados antropométricos, salto em comprimento, salto em contramovimento e elementos específicos da ginástica de trampolins como série de velas e obrigatória. Verificou-se que variáveis antropométricas e composição corporal determinam o desempenho desportivo em ginastas de trampolim em idade pré pubertária e devem se muito consideradas no processo de treino desportivo. Também, a deteção de talentos na modalidade desportiva deve considerar a avaliação de variáveis antropométricas e composição corporal, indicadores mais importantes que as capacidades físicas, como a força, que não se apresenta relevante no sucesso desportivo na especialidade de ginástica de trampolins na fase pré pubertária.