Relatório de Projeto Curricular – Implementação de um Plano de Observações nos taludes da VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda)

O Projeto VICEG consistiu na monitorização dos taludes da VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), durante aproximadamente 6 meses. O estudo foi efetuado no troço que liga a rotunda do “G” até à saída (Via de Abrandamento) de acesso ao hospital da Guarda, Sousa Martins. Para a realização do projeto...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Pacheco, João (author)
Format: bachelorThesis
Language:por
Published: 2015
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10314/2019
Country:Portugal
Oai:oai:bdigital.ipg.pt:10314/2019
Description
Summary:O Projeto VICEG consistiu na monitorização dos taludes da VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), durante aproximadamente 6 meses. O estudo foi efetuado no troço que liga a rotunda do “G” até à saída (Via de Abrandamento) de acesso ao hospital da Guarda, Sousa Martins. Para a realização do projeto foi necessária a autorização da Câmara Municipal da Guarda, assim como foi requerido o transporte e equipamento necessário ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG) para a concretização do trabalho de campo. O Projeto VICEG, foi realizado em várias etapas, começando no reconhecimento do terreno, passando pela observação visual dos taludes e colocação dos alvos nas zonas de mais interesse e relevância a nível de monitorização. Nas fases posteriores foi necessária a criação de uma rede de pontos de apoio, na qual se teve em conta o posicionamento dos alvos colocados nos taludes de forma a se poder observar os mesmos com a visada o mais perpendicular possivel. A rede de pontos de apoio foi implementada através da materialização e coordenação de pontos no separador central da VICEG e nas extremidades foram colocados os pontos de orientação que têm como objetivo a orientação do instrumento para a observação dos alvos em estudo. Como última etapa do plano de projeto em campo, foram realizadas seis campanhas de observação,e realizada a georreferenciação dos 39 alvos colocados nos taludes. Finalizado o trabalho de campo, foi necessário processar os dados recolhidos e estudar o comportamento dos alvos no período de observação, através de operações aritméticas e estatísticas, materializadas em gráficos e análise de possíveis tendências. Para finalizar o projeto VICEG, implantou-se num Sistema de Informação Geográfica (SIG), com a informação referente aos alvos, desde a sua identificação, tipo de alvo, material constituinte do talude e as respetivas coordenadas M, P e Cota.