Análise qualitativa do impacto do programa de treino metacognitivo e da cognição social em pessoas com Esquizofrenia

Neste estudo procuramos determinar a satisfação e a percepção de mudanças específicas resultantes da participação num programa de treino metacognitivo e da cognição social (TMSC) para pessoas com Esquizofrenia. Participaram 21 participantes com diagnóstico de Esquizofrenia responderam a um inquérito...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rocha, Nuno (author)
Other Authors: Queirós, Cristina (author), Bravo, Ana Ribeiro (author), Silva, Andreia S A (author), Marques, António (author), Oliveira, Cláudia (author), Rocha, Susana A (author), Pereira, Natacha G F (author)
Format: article
Language:por
Published: 2015
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.22/6049
Country:Portugal
Oai:oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6049
Description
Summary:Neste estudo procuramos determinar a satisfação e a percepção de mudanças específicas resultantes da participação num programa de treino metacognitivo e da cognição social (TMSC) para pessoas com Esquizofrenia. Participaram 21 participantes com diagnóstico de Esquizofrenia responderam a um inquérito por questionário de administração direta com questões abertas, realizado a meio e no final do TMCS. A partir das categorias (1) Satisfação com o programa, (2) Reestruturação sócio-cognitiva e (3) Mudanças na relação eu-outro, verificamos que o programa é relevante, tem potencial para introduzir mudanças na relação com os outros e parece otimizar a cognição social. Os aspectos negativos apontados estão relacionados com a duração do programa e das sessões, e com a linguagem utilizada.