Música programática para oboé: significado expresso e tópicos referenciais no reportório oboístico (em obras selecionadas de Johann Sebastian Bach, Benjamin Britten, August Klughardt e Pavel Haas)

Este trabalho aborda a problemática interpretativa da música programática no contexto do reportório oboístico, a sua relação com os elementos extra-textuais e o quanto estes influenciam na interpretação de determinada obra. Para tal foram selecionadas quatro obras de diferentes compositores do sécul...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dias, Sara Maria de Oliveira (author)
Formato: masterThesis
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.22/14510
País:Portugal
Oai:oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14510
Descrição
Resumo:Este trabalho aborda a problemática interpretativa da música programática no contexto do reportório oboístico, a sua relação com os elementos extra-textuais e o quanto estes influenciam na interpretação de determinada obra. Para tal foram selecionadas quatro obras de diferentes compositores do século XVIII ao século XX e que importa contextualizar na intenção programática emanada de cada um deles. Estas obras, pretendo abordar não somente os seus aspetos históricos, estéticos e narrativos, mas também proceder a uma análise na perspetiva da hermenêutica e da semiologia no sentido de, com este estudo, contribuir objetivamente para uma performance fundamentada e que se aproxime do nível ideológico, musical e instrumental pretendido pelos respetivos compositores.