Aplicação de espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) na determinação da densidade básica em estilha de Acacia melanoxylon (R. Br.)

O género Acácia inclui numerosas espécies, algumas economicamente importantes, que ocorrem naturalmente em zonas áridas na Austrália, Ásia, África e América. Em Portugal espécies deste género foram introduzidas no início do século XX, em solos secos e arenosos ao longo da costa. A Acacia melanoxylon...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Santos, A. (author)
Other Authors: Alves, A. (author), Simões, R. (author), Anjos, O. (author), Tavares, M. (author), Ribeiro Nunes, L. M. (author), Knapic, S. (author), Pereira, H. (author), Rodrigues, J. (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2009
Subjects:
Online Access:http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/17336
Country:Portugal
Oai:oai:localhost:123456789/17336
Description
Summary:O género Acácia inclui numerosas espécies, algumas economicamente importantes, que ocorrem naturalmente em zonas áridas na Austrália, Ásia, África e América. Em Portugal espécies deste género foram introduzidas no início do século XX, em solos secos e arenosos ao longo da costa. A Acacia melanoxylon apesar de bem adaptada às condições ecológicas do país, não tem sido aproveitada, em parte devido ao desconhecimento das suas propriedades. A densidade é considerada a mais importante propriedade da madeira por estar correlacionada com outras propriedades. Apesar de ser fácil de determinar, requer mão-de-obra intensiva e é demorada. O desenvolvimento de técnicas expeditas e não destrutivas como a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) permite a avaliação extensiva de um grande número de amostras com um custo muito inferior. Neste trabalho desenvolveu-se um modelo para estimar a densidade básica na madeira de Acacia melanoxylon por NIR. A validação do modelo com amostras independentes mostrou um coeficiente de determinação elevado (R2=0,90) e um erro baixo (RMSEV=16,7 kg/m3).