Lesão do Nervo Alveolar Inferior: comparação entre a coronectomia e a exodontia em terceiros molares mandibulares inclusos.

A lesão do nervo alveolar é uma das complicações mais frequentes e mais graves durante a exodontia dos terceiros molares mandibulares inclusos. Pode ser explicado pela relação estreita com o nervo alveolar inferior. Em 1984, foi iniciada a coronectomia, uma técnica alternativa à exodontia e que tem...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Remy, Mathieu Ulysse (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2022
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/20.500.11816/4058
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/4058
Description
Summary:A lesão do nervo alveolar é uma das complicações mais frequentes e mais graves durante a exodontia dos terceiros molares mandibulares inclusos. Pode ser explicado pela relação estreita com o nervo alveolar inferior. Em 1984, foi iniciada a coronectomia, uma técnica alternativa à exodontia e que tem como objetivo reduzir o risco de provocar lesão do nervo alveolar inferior. A coronectomia consiste na remoção da coroa do dente e retenção das raízes no alvéolo. O objetivo desta revisão sistemática integrativa é determinar qual técnica cirúrgica, entre a exodontia e a coronectomia, que apresenta o menor risco de provocar lesão do nervo alveolar inferior no tratamento dos terceiros molares mandibulares inclusos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos considerados relevantes sobre o tema na base de dados “PubMed”. Após a análise foram incluídos 21 artigos. Os resultados mostraram uma maior incidência de lesão do nervo alveolar inferior quando é efetuada uma exodontia em comparação à coronectomia. A lesão temporária após exodontia foi verificada em 4,7% dos casos enquanto na coronectomia acontece apenas em 1,1 % dos casos. Relativamente à lesão permanente do nervo, a exodontia apresenta também uma maior incidência com 0,4% de casos e ela é de 0,2% de casos para a coronectomia. Podemos concluir que a coronectomia parece ser uma técnica segura e que permite ao médico dentista diminuir o risco de lesão do nervo alveolar nos terceiros molares mandibulares inclusos em relação anatómica estreita.