PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE PAPÉIS RECICLADOS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO DE TUBETES

RESUMO O presente trabalho objetivou estudar, através de ensaios laboratoriais, as propriedades físicas e mecânicas de papéis reciclados utilizados para produção de tubetes. Para tanto se utilizou seis tipos de papéis com gramatura média de 400 g/m² e para os ensaios de laboratório seguiu-se os proc...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cardoso,Marco Túlio (author)
Outros Autores: Carneiro,Angélica de Cássia Oliveira (author), Oliveira,Rubens Chaves de (author), Carvalho,Ana Márcia Macedo Ladeira (author), Patrício Júnior,Wagner (author), Martins,Maria Cristina (author), Santos,Rosimeire Cavalcanti dos (author), Silva,Juliana Cristina da (author)
Formato: report
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982012000200403
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S1980-50982012000200403
Descrição
Resumo:RESUMO O presente trabalho objetivou estudar, através de ensaios laboratoriais, as propriedades físicas e mecânicas de papéis reciclados utilizados para produção de tubetes. Para tanto se utilizou seis tipos de papéis com gramatura média de 400 g/m² e para os ensaios de laboratório seguiu-se os procedimentos da Technical Association of Pulp and Paper Industry. Verificou-se diferença significativa entre os papéis estudados quanto às características físicas e mecânicas, sendo que o papel Tipo A1 obteve, de modo geral, os melhores resultados, justificando seu alto preço no mercado. O papel A3 foi o de maior densidade, dado relevante para indústria de tubetes, já que estes são geralmente comercializados por peso. Conclui-se que todos os papéis estudados são indicados para produção de tubetes, devendo ser utilizados de acordo com as exigências do cliente, visto que o preço do papel é que determina, na maioria das vezes, o valor do tubete.